sábado, 9 de agosto de 2008

Venda Nova do Imigrante terá sessão nesta segunda (11/8)


A caravana do Circuito chega a Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, nesta segunda (11/8), com sessão às 19h30 na Avenida Evandi Américo Comarela, em frente à prefeitura. O destaque da noite é o documentário “Experiências e Inventos Pepino”, de José Rivelino Guimarães.
O vídeo retrata o inventor Jéferson Dorzenoni, o Pepino, conhecido em Venda Nova do Imigrante por causa dos objetos que constrói utilizando materiais como pilhas, tubos, lâmpadas e engrenagens.
Na lista de criações de Pepino estão o “biestável de toque múltiplo”, composto por lâmpadas sensoriais, o "sismógrafo", utilizado para medir a intensidade do som, e o "gerador de ondas de rádio". Dois robôs se destacam entre tantos inventos: um modelo hidráulico, adaptado de um robô que ele viu em uma revista, e o Jedorze (iniciais de Jéferson Dorzenoni), feito com adaptações de tubos galvanizados, correntes de bicicleta, peças de alumínio, roldanas etc.
Pepino estudou apenas até a sexta série do ensino fundamental, mas fez vários cursos de eletrônica por correspondência. O sustento ele tira de uma pequena oficina de conserto de aparelhos eletrônicos batizada de Jedotec (­ou Jéferson Dorzenoni Tecnologia). Além de consertar aparelhos eletrônicos, Pepino também dedica uma parte de seu tempo ao LEIP - Laboratório de Experiências e Inventos Pepino, que funciona no mesmo espaço da oficina. É no LEIP que ele faz suas invenções.


Foto: Arquivo/ Revelando os Brasis

0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License