quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Circuito começa nesta quinta-feira (7/8) na Paraíba

Um homem que transforma pedaços de madeira em esculturas a partir das orientações de um certo ”bicho medonho”. Essa história cheia de mistério foi revelada no documentário “A Encomenda do Bicho Medonho”, do paraibano André da Costa Pinto, de Barra de São Miguel, que será apresentado no lançamento do Circuito de Exibição do Revelando os Brasis, no dia 7 de agosto, às 19h30, na Praça Ismael Mahon, em frente à Igreja Matriz. Entrada franca.

Além de “A Encomenda do Bicho Medonho”, também serão apresentados outros três vídeos do Revelando os Brasis: “Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo”, de Leonardo Alves, de São José de Piranhas (PB); “Reencontro”, de Ismael Moura, de Cuité (PB); “Pedro de Zé Maria: Um Carnaubense Cabra da Peste”, de Dedé Carnaúba, de Carnaúba dos Dantas (RN); e “Caldeirões do Padre”, de Jotemir Paulino, de Saboeiro (CE). Uma atração extra será o documentário “Amanda e Monick”, mais recente trabalho de André como diretor depois do Revelando os Brasis.

A programação cultural da noite terá também apresentação da Orquestra Filarmônica de São Miguel, formada por 26 músicos com idades entre 18 e 23 anos (a maioria toca com instrumentos emprestados), e do Coral São Miguel, formado por oito senhoras que irão cantar músicas religiosas em latim.

Ainda durante todo o dia 7, haverá oficinas gratuitas de direção de arte, roteiro, fotografia, direção e produção para os moradores de Barra de São Miguel e cidades vizinhas. Os cursos serão ministrados por formadores da ONG Moinho de Cinema da Paraíba, criada por André e um grupo de amigos para desenvolver projetos audiovisuais. Serão oferecidas 125 vagas. O objetivo é produzir três ou quatro vídeos por turma e apresentá-los durante a sessão, à noite.

Barra de São Miguel foi escolhida para iniciar o Circuito em função do impacto que a produção do vídeo teve na região. “Após o Revelando os Brasis, o diretor André da Costa Pinto conseguiu reunir um grupo que vem desenvolvendo outros projetos, inclusive oferecendo oficinas para a população local. Essa ação mobilizadora e multiplicadora de conhecimentos é um dos principais resultados que o projeto quer alcançar”, afirma a coordenadora nacional do Revelando os Brasis, Beatriz Lindenberg, do Instituto Marlin Azul.

0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License