quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Piçarras (RS), 25/08

Fundação: 1963 / Localização: Vale do Itajaí, a 93km de Florianópolis / 12.775 habitantes / 99km² / Economia: pesca, agricultura e turismo.

História: Os primeiros habitantes da região foram portugueses sobreviventes de um naufrágio. Eles chegaram por volta de 1758, dando ao povoado o nome de Armação. Os colonizadores eram caçadores de baleia, e a economia do novo povoado foi baseada na atividade até a extinção progressiva desses animais. Armação perdeu espaço econômico e político, passando a integrar a freguesia da Penha, subordinada a São Francisco do Sul, com o nome de Piçarras. A emancipação política de Penha veio em 1958, e Piçarras iniciou um movimento para emancipar-se também, o que aconteceu cinco anos depois.

Origem do nome: A denominação vem de “piçarro” ou “piçarra”, rochas de argila encontradas em grande quantidade no subsolo do município.

Pontos turísticos: Praia de Piçarras, Barra do Rio Piçarras, Ilhas Itacolomi, Praia das Palmeiras, Ponta do Jaques e Ilha Feia, que abriga a Caverna do Diabo.

Festas: Feira Arte da Terra, Feira Livre Rural, Cantata de Natal, Réveillon Luminoso, Campeonato Brasileiro de Jet-Ski e Travessia a Nado de Piçarras.











Veja mais imagens em nosso Álbum do Picasa.

Fotos: Naldinho Lourenço

Fonte: Catálogo Revelando os Brasis Ano II

0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License