terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mensagem de Ratão Diniz

Olá, meus e minhas queridíssim@s companheir@s!!!!!!!!!!!!!! Que saudade sinto de todos vocês. De volta à realidade após inesquecíveis estradas numa cabine de um caminhão-baú ouvindo Roberto Carlos, Wando, forró, pisadinha com mais dois grandes amigos - Tio e Val. Gargalhadas, brincadeiras, profissionalismo, companheirismo, cuidado, amizade, paisagens, histórias, personagens... foram alguns itens que fizeram esta viagem ser mais uma vez maravilhosa, inesquecível.

Durante 38 dias estive em 21 cidades do País, percorrendo 13 mil km, acompanhando o Circuito de Exibição do projeto Revelando os Brasis. O Circuito de Exibição é o momento em que os vídeos retornam às pequenas cidades onde foram produzidos, um momento de gratidão pela troca de apoio que as comunidades deram durante a reprodução dos vídeos. Um momento de alegria, de esperas, de ansiedade, nervosismo, brincadeiras para os moradores dessas cidades. É bom demais ver a reação do público ao reconhecer sua identidade, esse projeto não é somente de formação, mas também é a busca pela identidade. É o reconhecimento, é o pertencimento.

Foi uma experiência incrível poder acompanhar mais uma vez este projeto. Estive na Rota 1, que percorreu os seguintes Estados: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceara, Piauí, Maranhão, Pará e Mato Grosso. Como fotografo, foram mais dois grandes companheiros de luta - Naldinho Lourenço, que fez a Rota 2 (Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), e Apoena Medeiros, que acompanhou a Rota 3 (Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas). Acredito que essa produção fotográfica tenha rendido um grande registro desses povos, que construímos belíssimas amizades e ouvimos lindas histórias.

Gostaria de compartilhar algumas dessas imagens que capturei durante o circuito.

Beijos e fortes abraços solidários unidos a muita saudade e gratidão a todos vocês por me permitirem esta incrível experiência. Como havia tentando relatar na entrevista - poder percorrer o Nordeste é reconhecer a minha identidade, pois minha mãe e meu falecido pai são retirantes que vieram em busca de uma melhor qualidade de vida aqui no Sudeste, como muitos outros. Não posso negar minha origem.


Ratão Diniz


Veja mais em nosso Álbum de Fotos do Picasa.

0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License