quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Hoje, Chuí (RS), Belém (PA) e Riachão do Dantas (SE)

É, pessoal, o Circuito Revelando os Brasis está chegando ao fim. Falta uma semana para a exibição em Cuiabá (MT), que será o ponto final dos 24.500km percorridos este ano.


Hoje, o Revelando se despede de dois Estados: Rio Grande do Sul e Pará (respectivamente, Chuí e Belém). Em Sergipe, ainda teremos um encontro marcado amanhã, em Aracaju. Por isso, não percam a oportunidade de prestigiar a produção cultural de suas cidades.

Chuí
19h30 - Av. Uruguai
Uma região onde vivem povos das mais diversas origens, em meio a um intenso comércio. A proposta da diretora de “Chuí Chuy, a Babel na América Latina”, Ariane Stigger, é apresentar esse mosaico humano como uma terra onde até mesmo as rivalidades históricas são deixadas para trás.


Belém
19h30 - Praça Dalcídio Jurandir - Bairro Cremação
No Pará, temos dois representantes: "O Grande Balé de Damiana", de João Loureiro Jr. (Santarém Novo), e "Perseverança", de Mauro Bandeira (São Sebastião da Boa Vista).


O vídeo de João Loureiro (foto acima) narra a história de Damiana, que, encantada pela magia do carimbó, resolve dançar na Festa de São Benedito, ignorando a secular tradição que proíbe a participação de jovens na festa. Ao quebrar essa regra, Damiana dá início a uma lenda que irá marcar para sempre o imaginário de Santarém Novo.


Já "Perseverança", de Mauro Bandeira, é um documentário sobre o Grupo de Artes e Expressões Marajoaras Artemar, que começou como um grupo teatral, até que seus integrantes tiveram a idéia de formar um grupo musical tipo pau-e-corda com curimbós, flauta, banjo, maracás etc. A proposta do Artemar é valorizar o carimbó, que é a identidade musical do marajoara.


Riachão do Dantas
19h30 - Praça Nossa Senhora do Amparo

Um dos personagens mais populares de Riachão do Dantas é o bode Bito, que freqüenta as missas e acompanha os enterros. Ao ouvir o sino da igreja, ele vai de mansinho assistir à missa, só indo embora ao término dos ofícios. Esse personagem tem até festa em sua homenagem.
A história é tão curiosa que acabou virando vídeo.

Fonte: Catálogo Revelando os Brasis Ano II


0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License